Entenda os sintomas de Ansiedade e conheça algumas formar de Controlar
Não pode assistir sobre os Sintomas de Ansiedade Agora? Veja a versão em texto abaixo:
Clique Aqui Para Baixar o Guia com 10 dicas para Controlar a Ansiedade
Até certo ponto, sentir Ansiedade é algo absolutamente normal. A gente pode sentir, por exemplo, aquela preocupação antecipada por algum evento que está por vir. E esta preocupação nos impulsiona para se preparar melhor. Por exemplo: se sentimos ansiedade antes de fazer uma prova ou apresentação em público, provavelmente vamos nos preparar melhor para essa prova ou essa apresentação.
Esse grau de ansiedade é saudável e benéfico para nós.
O problema acontece quando essa sensação de ansiedade não vai embora… não termina. Quando ficamos constantemente com essa sensação de que o pior pode acontecer, uma sensação de expectativa que não passa. Uma palpitação no peito, coração acelerado, essa irritação, esse nervosismo no corpo. E a gente acaba extravasando roendo as unhas, beliscando os braços, tremendo, agitando as pernas ou com outros comportamentos.
E tem ainda esses pensamentos acelerados que sequestram a nossa mente. A famosa mente tagarela, que fica repetindo tudo de ruim que já lhe aconteceu e o que de pior ainda pode acontecer (sintomas de ansiedade).
E esse ciclo vai crescendo até o ponto que você se preocupa com tudo, se assusta com tudo. Com o telefone que toca, com a mensagem que chega, com a visita que toca a campainha, com os compromissos que você tem que cumprir, as pessoas que precisa encontrar ou os lugares em que precisa estar…
E se você já experimentou um ataque de pânico, ele é tudo isso ainda turbinado com um medo terrível de que você vai morrer
O seu coração fica muito acelerado, aquela sensação de que algo ruim vai acontecer fica enorme, você começa a suar frio, a tremer. E vem uma vontade de sair correndo, se esconder em algum canto escuro e seguro e ficar lá até esse ataque do fim do mundo passar. E o pior, ou melhor… é que ele passa mesmo.
E nada de mal acontece a não ser o próprio ataque de pânico.
Tudo não passava de um medo irracional… Sem sentido….
Ele vem, causa esse pavor imenso de que algo terrivel está por acontecer e…
nada acontece.
A crise passa… E aí passa um tempo… e de repente.. do nada … sem aviso prévio… você tem outro ataque desses… Tudo de novo…
Eu também já sofri com esses sintomas – com Crises violentas de Ansiedade e Pânico, sei exatamente como você se sente…
E é sobre ESTE tipo de Ansiedade que vamos falar nesse vídeo, a Ansiedade que assusta, que paralisa. Que faz a gente evitar pessoas, lugares ou circunstancias perdendo também preciosas oportunidades de vida.
Mas como isso tudo começou?? Como que isso se desenvolveu? De onde vem a ansiedade?
A ansiedade tem sua origem em uma parte muito especializada do nosso cérebro chamada de sistema límbico. Dentro dessa região do cérebro está localizada a amigdala. Esse pequeno segmento é o responsável por reconhecer potenciais ameaças á nossa sobrevivencia e fazer a gente reagir instantaneamente. Antes mesmo de perceber o que realmente está acontecendo.
Quer ver o quão rápido funciona esse sistema? Você está tranquilo, distraído e alguém vem por traz e dá um grito. Quanto tempo leva pra você reagir de alguma forma? Instantaneamente o seu coração fica acelerado e você dá um pulo, ou sai correndo, tem gente que tem o reflexo incrivel de dar um tapa certeiro na primeira pessoa que encontrar… rs… O seu corpo faz isso tudo sozinho sem você nem pensar no que aconteceu. A gente chama isso de susto.
Quando isso acontece…
Quando a amigdala percebe que estamos em perigo, ela meio que assume o comando da nossa mente. Coordena uma grande liberação de adrenalina no corpo, que é o que causa o coração acelerado, tremores, agitação. E coordena também a liberação de uma série de outros hormônios e substancias no sangue que vão nos deixar alertas e preparados para lutar contra essa ameaça ou fugir desta ameaça. O chamado estado de luta ou fuga.
Quando esse sistema está com uma sensibilidade muito alta, uma amigdala hipersensível, hiperreativa – você vai ter essa sensação constante de ansiedade. Todos esses sintomas de ansiedade. Como se estivesse constantemente em perigo – em alerta.
E quando ela dispara do nada, antevendo um perigo eminente e muito intenso – aí você tem uma crise de pânico.
Então, podemos dizer que a Ansiedade e o pânico são causados por um tipo de mal funcionamento desta parte bem pequenininha do cérebro chamada Amigdala.
Mas e Porque a amigdala fica assim? O que acontece que ela passa a se comportar desta forma?
Existem um enorme número de pesquisas e estudos sobre o porquê da amigdala passar a se comportar dessa maneira – que vai desde fator genético até desequilíbrio químico, problemas hormonais… e por aí vai…
Eu, pessoalmente, prefiro acreditar na teoria de que qualquer função do nosso cérebro pode ser mais ou menos desenvolvida – dependendo dos estímulos que essas regiões relacionadas recebem. Da mesma forma que para adquirir uma habilidade nova – tocar violão, por exemplo -precisamos treinar repetidamente alguns acordes, treinar o ritmo, até conseguir mover os dedos na velocidade certa e aí então tocar suas primeiras músicas.
Dentro desse raciocínio, pra desenvolver ansiedade precisamos também treinar nossa amigdala para se tornar mais alerta e mais responsiva.
E como fazemos isso? Como uma pessoa “normal” pode fazer para desenvolver a Ansiedade?
Tem alguns comportamentos que comprovadamente levam a gente a desenvolver ansiedade:
- Dar para a mente mais informação que ela é capaz de processar.
Quanto mais informação a nossa mente recebe, mais acelerada ela fica. Tudo o que é captado pelos nossos 5 sentidos é informação para o nosso cérebro. Então quanto mais imagens, sons e sensações recebemos mais informações estamos enviando para o nosso cérebro. Agora, imagine você quantas toneladas de informações inundamos a nossa mente com uma simples e inocente “matada de tempo” rolando a timeline do facebook. Quantos vídeos, fotos, textos, sons, propagandas, emoções… quanta informação o seu çérebro recebe em alguns minutinhos rolando a tela do celular?
Isso sem falar na multi-tarefa porque estamos no face, mas ficamos pulando pro whatsapp a cada segundo, atendendo um telefonema do trabalho, preenchendo algum tipo de formulário no computador e ainda conversando com a pessoa que está ao lado, tudo ao mesmo tempo. Nem o seu, nem o meu nem o cérebro de ninguém foi projetado para isso. Nosso cérebro consegue processar apenas um tipo de informação por vez. Mais do que isso, vamos estar sobrecarregando nossa capacidade de processar informações e acelerando os nossos pensamentos, acelerando a nossa mente. Quanto tempo vai levar pra essa mente sobrecarregada dar sinais de cansaço?
-
Alimentar a mente com informações tóxicas
Informações que fazem a gente se sentir mal. Ler tudo quanto é notícia ruim do mundo, ler todas as fofocas e intrigas dos famosos, assistir filmes violentos, falar mal dos outros, ficar ouvindo pessoas negativas – que reclamam de tudo, se queixam o tempo todo. Ficam fazendo previsões de que o país vai quebrar e o mundo vai acabar. Quanto mais informações tóxicas consumimos, mais estimulada fica nossa amigdala – mais cortisol – o hormônio do stress será liberado na corrente sanguinea e isso vai nos deixar mais estressados, com tensões e dores no corpo e uma série de sintomas desagradáveis
-
Alimentar Sentimentos de inferioridade
Sentimentos de baixa auto-confiança – não posso, não consigo, vai dar errado, não sou bom o bastante…
Esses padrões de pensamento e comportamento funcionam como um treinamento
Um treinamento constante – crossfit Mental. Sem querer estamos treinando nossa mente para ficar mais acelerada, mais negativa e mais preocupada com o futuro… preocupada com tudo de pior que pode acontecer… Preocupada com o país, com a violência, com os famosos, com o terrorismo, com o dolar, com o nosso desempenho, e com milhões de outras coisas…
E aí basta um gatilho qualquer, uma situação qualquer que o seu cérebro, que já está alerta, estressado, acelerado, hiperestimulado. Qualquer mínima situação que a sua amigdala interprete como perigo, e pronto. Todos aqueles sintomas fortes são desencadeados e você tem uma crise de ansiedade ou um ataque de pânico.
E o que fazer para reverter essa situação?
A estratégia aqui é fazer o inverso – Se você foi capaz de treinar sua mente para ser mais Ansiosa, pode também treiná-la para ser mais calma, menos reativa. E esse treinamento, que na verdade é um conjunto de comportamentos, vão modificar físicamente e quimicamente o seu organismo. Não só formando novos caminhos neurais no seu cérebro como liberando uma série de substâncias que tem efeito de neutralizar o stress e ansiedade no seu organismo…
Estou disponibilizando aqui embaixo, totalmente grátis, um guia prático com 10 passos, bem organizados e bem explicadinhos para você conseguir enfrentar a ansiedade e a síndrome do pânico nessa linha aí que citei no vídeo. São passos muito simples de serem postos em prática e que certamente vão fazer uma diferença enorme no seu dia a dia.
Basta clicar no link que está aqui embaixo na descrição.
E aqui ao lado está o link para outro video aqui do canal com uma técnica extremamente eficaz que usa a respiração para acalmar uma crise de ansiedade na hora em que ela está acontecendo. Vale muito à pena conferir.
Se você gostou desse video, clica em curtir, se inscreva no nosso canal e compartilhe com quem você conhece que pode se beneficiar também dessas informações.
Um forte Abraço e até o próximo video.
Clique Aqui Para Baixar o Guia com 10 dicas para Controlar a Ansiedade
Algumas Pesquisas e Artigos científicos que dão suporte á este video:
pdfs.semanticscholar.org/990b/9507235e045bcefe808c873c37758fe42e08.pdf
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3181631/
scholarcommons.scu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1002&context=engl_176
opinionator.blogs.nytimes.com/2012/01/22/anatomy-of-fear/
www.theguardian.com/media/2013/apr/12/news-is-bad-rolf-dobelli
Comentar